Sobre

Quando passei no concurso público para assumir as duas cadeiras na UFMT - Campus Sinop, em 2008, resolvi começar o blog Microbiologia e Epidemiologia Veterinária. Como o nome do blog seria imenso e já tinha grande admiração pela a história da medicina, símbolos e mitologias em geral, fui procurar a disponibilidade do nome Higeia - que não estava mais disponível - então Higeya foi o nome eleito em homenagem à medicina preventiva.

De acordo com a mitologia grega, Higeia (Hígia) é a deusa da saúde, sanidade ou medicina preventiva. Trata de pevenir, higienizar, evitar a doença e manter a saúde (hoje a Taça de Higeia é o símbolo da Farmácia!). E sua árvore genealógica é impressionante! Neta de Apolo e filha de Asclépio (ou Esculápio, do latim... como preferir!), deus da medicina, cirurgia e cura, que até hoje é lembrado e indiretamente cultuado através do cetro/bastão-símbolo da medicina, e irmã de Panaceia, a deusa da medicina curativa ("remédio para todos os males") - entre outros irmãos. Asclépio ensinou a arte médica às suas filhas e cada uma assumiu uma "especialidade". Ambas, juntamente com o pai, simbolizam a medicina como um todo.

"Viajando" no mito e transpondo para a atualidade, penso na história da medicina, desde a era greco-romana (Asclépio, Higeia e Panaceia), passando pelo retrocesso das eras medievais (Boticários e Alquimistas), avançando para a era dos microrganismos ('redescoberta' da medicina, Pasteur, Koch, Jenner, Snow! e tantos outros adorados cientistas), chegando à era da penicilina (a verdadeira Panaceia) e hoje a reviravolta das vacinas e doenças degenerativas (finalmente Higeia e Panaceia juntas!). Quantos séculos, desde a mitologia grega, até chegarmos novamente ao consenso de que a medicina tem duas vertentes que só funcionam se trabalhadas concomitantemente??? E por quê daquele halo de retrocesso que a humanidade permitiu... É... Muita filosofia!

De 2008 até 2011 o blog foi se transformando, tanto no layout como nas postagens, ficando aos poucos com uma 'cara' um pouco mais descontraída, informando eventos atuais e históricos, oferecendo material para estudo e dando também um cunho pessoal aos posts. Até hoje, os posts mais visitados são referentes a temas básicos, como "fatores de virulência de fungos" e "material de apoio ao estudo de epidemiologia" - informações que os estudantes precisam e espero poder oferecer a altura. Como atualmente minha cadeira mudou, os temas do blog também estão mudando - um pouco mais epidemiológicos e infecciosos que essencialmente microbiológicos... Parece que as transformações de minha vida estão também se refletindo neste hobby-trabalho! E continuo utilizando os textos do blog como material de estudo de meus alunos, sem jamais dispensar os bons e velhos livros-tema!

Vale conferir os wikis sobre Higeia, Asclepio/Esculápio, história da medicina e demais temas citados. O blog Mito+Graphos também tem um texto muito legal sobre Higeia - e outras mitologias mais... Leia, filosofe e compartilhe!

Visite os links desta página!
Taça de Higeia: Blog Memoria da Pharmacia
Mito de Higeia: Blog Mito + Graphos